Ticker

6/recent/ticker-posts

"Papa Francisco, voz dos pobres e revolucionário da Igreja Católica, faleceu na segunda-feira de Páscoa."

 O Papa Francisco, uma voz emblemática dos pobres que enfrentou significativa resistência para modernizar a Igreja Católica, faleceu na segunda-feira de Páscoa, aos 88 anos, conforme anunciado pelo Vaticano.



O Pontífice faleceu na manhã subsequente ao dia mais sagrado do calendário cristão, quando 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. Apesar de sua saúde fragilizada, Francisco foi avistado diversas vezes em público no Vaticano ao longo da Semana Santa, culminando em uma aparição no Domingo de Páscoa, quando cativou multidões na Basílica de São Pedro, em Roma.

O falecimento do Papa foi comunicado "com profundo pesar" pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, que declarou que Francisco veio a óbito às 7h35, horário local (1h35, horário do leste). Até que um novo papa seja nomeado, Farrell exerce a função de líder do Vaticano.

"Com profunda gratidão pelo seu exemplar papel como autêntico discípulo do Senhor Jesus, confiamos a alma do Papa Francisco à infinita bondade e misericórdia do Deus Trino", afirma o comunicado.

Apesar de não ter presidido cerimônias significativas ao longo do período festivo, o Papa persistiu em cumprir seus compromissos até o domingo de Páscoa, ocasião em que teve um breve encontro com o vice-presidente dos EUA, JD Vance.


Francisco pronunciou a tradicional bênção pascal da sacada da Basílica de São Pedro, embora um assistente tenha lido a oração Urbi et Orbi em sua representação. Ele também percorreu a aglomeração presente na praça em seu papamóvel, fazendo paradas frequentes para abençoar os bebês que lhe eram apresentados.

Vance declarou no X (antigo Twitter)  na segunda-feira que estava satisfeito por ter observado o Papa, "ainda que ele estivesse evidentemente em estado de saúde debilitado." "O meu coração se une aos milhões de cristãos ao redor do globo que o veneravam", afirmou Vance.

Enviar um comentário

0 Comentários